Notícias Programação diversa movimenta Semana do Meio Ambiente no PESM 30/05/2018
Por: PESM Comunicação Florestal

Passeios, distribuição de mudas, exposições e muito mais. Objetivo é proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental

Está chegando a data mais importante do ano, quando se fala em preservação e biodiversidade. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Anualmente, a Fundação Florestal realiza uma extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de unidades de conservação espalhadas por todo o estado de São Paulo. Essa iniciativa visa proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental. Confira as principais atrações deste ano e participe!

PESM – Núcleo Padre Dória

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar realiza, no dia 24/6, o 3º Encontro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas, com lançamento do programa juçara “Plante um pé no seu Quintal”, e também a inauguração dos “Jardins Secretos da Serra do Mar. O evento tem início às 10h e contará com concurso gastronômico, palestras,  apresentações culturais e distribuição de mudas de juçara.

O encontro tem como objetivo incentivar os produtores na produção e na valorização de frutos da Mata Atlântica, tendo como principal produto o Cambuci e o fruto da Palmeira-Juçara como forma de conservar  a diversidade biológica e o manejo sustentável da espécie. Já os “Jardins Secretos das Orquídeas da Serra do Mar” fazem parte de um projeto com enfoque na educação ambiental e na recuperação de espécies resgatadas de diversas áreas e realocadas na entrada das principais trilhas de uso público do PESM, garantido a integridade de espécies, principalmente aquelas que correm risco de extinção.  O projeto também valoriza o trabalho do ambientalista e colecionador de orquídeas Masuji Kayasima, que atua há mais de 40 anos na região.

Parceiros
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Salesópolis e União dos Moradores Amigos do Bairro dos Pintos (UMAP)

Local: Estrada Rodrigues de Campos, Km2 – Bairro dos Pintos / Salesópolis – SP
Telefone:  (11) 4696-0981.
E mail: pesm.padredoria@gmail.com

PESM – Núcleo Santa Virgínia

O Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga, realiza no próximo dia 10/6, seu tradicional Passeio Ciclístico e Caminhada.  O evento é aberto ao público, principalmente moradores do entorno do parque, nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. As inscrições podem ser feitas até o dia 08/06, por email.

O ponto de encontro é às 8h do dia 10/06, na praça Oswaldo Cruz no município de  São Luiz do Paraitinga. Lá, as bikes serão colocadas num caminhão e os participantes seguem de ônibus até a Estrada Vereador Abílio Monteiro de Campos, onde tem início o passeio de bicicleta, até o Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virginia, totalizando 30 km de percurso em estrada de terra. Já os participantes da caminhada seguem de ônibus até a EMEIEF Maria Vitória de Campos Azevedo em Catuçaba, de onde o grupo segue a pé, por um percurso de 18km até o Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virgínia.

Parceiros
Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga e comerciantes da Cidade.

Telefones:
  (12) 3671-9266 / 3671-9159
Emails para inscrições: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br ou nucleosantavirginia@gmail.com

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu

De 05 a 10/06, das 9h às 16h30, o Núcleo Curucutu do PESM realiza a sua VI Semana do Meio Ambiente, com o tema “Unidade de Conservação e seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais”, com enfoque no uso correto dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos. Entre as atividades, palestras, vídeos e dinâmicas e caminhada nas trilhas do Mirante, Capela Santa Rita de Cássia e da Bica. As atividades são abertas ao público, mediante agendamento prévio por e-mail.

Parceiro
Apoio da PAMb – Polícia Militar Ambiental