Programa de Uso Público

Este programa atende a duas importantes vertentes da Unidade de Conservação: Visitação e Educação Ambiental. Seu principal objetivo é promover a conscientização ambiental da população, por meio do contato direto com a natureza e o consequente encantamento que esta relação promove. O programa envolve a caracterização e avaliação das trilhas, da visitação e do turismo no Parque Estadual da Serra do Mar e também a elaboração de propostas para a definir zonas de uso intensivo e extensivo, melhoria da operação dos serviços de monitoria e estratégias de manejo da visitação e do turismo no Parque.

Baixe aqui o Programa de Uso Público
Educação Ambiental

A Educação Ambiental é um dos principais pilares de atuação do PESM. Este programa possibilita desenvolver um conjunto de ações didáticas, visando a sensibilização a respeito da conservação e sustentabilidade socioambiental. Vivenciando experiências em meio à natureza, tendo como enfoque o conhecimento sobre a Mata Atlântica e suas espécies, o visitante é levado a refletir sobre a importância de sua preservação. O Programa de Educação Ambiental permite ainda caracterizar e avaliar a situação atual da educação ambiental no Parque Estadual da Serra do Mar de modo a aprimorar as estratégias e para alcançar os diferentes públicos-alvo presentes no Parque. .


Visitação e turismo

O Parque Estadual Serra do Mar abre suas portas para a visitação, tendo em vista o turismo sustentável em áreas pré-definidas. Suas diversas trilhas proporcionam aos visitantes uma experiência única, que integra ecoturismo, educação ambiental e qualidade de vida. Em alguns núcleos também é possível vivenciar a cultura caiçara e quilombola, seus laços com a mata e o mar, além da busca pela sustentabilidade por meio do Turismo de Base Comunitária. Este programa permite que as trilhas abertas à visitação sejam periodicamente avaliadas e caracterizadas, mediante a definição das zonas de uso intensivo e extensivo. O programa visa ainda a constante melhoria da operação dos serviços de monitoria e estratégias de manejo da visitação no Parque.