Notícias Parque Estadual Serra do Mar celebra Dia da Água com programação especial 10/03/2017
Por: PESM Comunicação Florestal

Objetivo é estimular a conscientização ambiental. Entre as atrações, há eventos
voltados para estudantes e para o público em geral

No dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Este é um momento para refletir sobre a fundamental importância da água em nossas vidas. Basta dizer que o nosso corpo é composto por 70% de água. Que a quantidade de água no planeta é a mesma desde o início da vida na Terra, mas, em contrapartida, a população planetária triplicou no século XX e o consumo de água aumentou seis vezes.

Pensando nisso, a Fundação Florestal, por meio de diversas Unidades de Conservação no Estado de São Paulo, preparou uma programação diversificada para falar sobre o tema e conscientizar a população. Serão realizadas palestras, atividades lúdicas, trilhas, exposições, contação de historia e muito mais. Algumas atividades são abertas ao público e outras são direcionadas para escolas da região.

Confira a programação do PESM

O Núcleo Caraguatatuba, situado no município de mesmo nome, realizará a exposição “Proteja os Mananciais”, que busca esclarecer o que é um manancial e qual a importância de protegê-lo. Também apresenta as principais ameaças à produção de água de qualidade e em quantidade para o consumo, além de algumas alternativas à sua recuperação e preservação. O evento é gratuito e aberto ao público e acontece no próprio dia 22, das 8h30 às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3882-5999.

O Núcleo Picinguaba do PESM em Ubatuba, realizará a “II Semana Temática das Águas e Florestas”. O evento contará com a participação das escolas municipais da Vila da Picinguaba e Cambury, em atividades de trilhas interpretativas e plantio de mudas nativas. Além disso, também acontecerão atividades abertas ao público, como exibição de filmes e palestras.

No dia 23, às 14h, o público em geral poderá assistir ao filme “A Lei da Água”, seguido de uma roda de conversa sobre o tema. No dia 24, às 14h acontece a palestra “Dinâmica e estrutura de populações vegetais”, com o pesquisador Lucas Rosa, da UNICAMP. Para mais informações, escreva para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br .

No Núcleo Padre Dória (NPDOR), em Salesópolis, as atividades do Dia Mundial da Água coincidirão com as comemorações do aniversário de criação deste núcleo, que completa três anos no dia 25. De 20 a 26 de março, o Parque realizará atividades de educação ambiental, trilhas, exposições temáticas e roda de conversa.

De dia 20 a 24, escolas de Salesópolis receberão a exposição “Água na Medida Certa” e “Proteja os Mananciais”, com conceitos sobre a quantidade de água no planeta, sua importância e tratamento. No dia 25, às 8h acontecem atividades de educação ambiental na Trilha do Guardião, além de uma roda de conversa com a comunidade do entorno e exposição “Eco Cidadão”, na Sede da Associação do Bairro do Pintos (UMAP).

No dia 26 de março, às 9h, acontece uma atividade de educação ambiental aberta ao público, mediante agendamento prévio na Trilha do Guardião. Os participantes também poderão apreciar as exposições “Água na Medida Certa”, “Proteja os Mananciais” e “Eco Cidadão”. da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As vagas são limitadas. O agendamento deve ser feito até o dia 24 de março, pelo e-mail: pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Para mais informações: (11) 4696-0981, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h.

UMAP – Associação do Bairro dos Pintos.

O Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar tem o Dia da Água como data comemorativa inserida no Projeto “Agenda Ambiental” que trabalha com alunos das escolas municipais e estaduais de Cunha. Em sua sexta edição, o evento acontecerá no dia 22, das 8h às 11h. A Unidade de Conservação receberá alunos de sua zona de amortecimento para atividades como: palestras, exibição de vídeos educativos e um passeio pelo parque. Para mais informações, ligue (12) 3111 1818 ou (12) 3111 2353.

No dia 22, das 9h às 16h, o Núcleo Curucutu do PESM, em Parelheiros/SP, realizará o evento “Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes.” Em sua quarta edição, o Dia da Água será marcado por palestras, vídeos e um passeio pela Trilha da Bica, com foco no Rio Embu Guaçu, que contribui para o abastecimento da represa Guarapiranga.

A programação é aberta ao público, mediante agendamento prévio pelo telefone (13) 3422-5657 ou pelo email: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br ou pesmcurucutu@gmail.com . A 2ª Cia Polícia Ambiental é parceira do evento.