Recomendações Trilha monitorada, agende sua visita antecipadamente. Informe ao Visitante »
Atividade Trilha Pico do Corcovado Núcleo: Santa Virgínia

Núcleos: Santa Virgínia e Picinguaba

Público: ideal para atletas e pessoas com bom condicionamento físico
Extensão: 17 km (ida e volta)
Duração média da caminhada: 9 horas

Nível de dificuldade: Alto

Monitoria: obrigatória

Por dentro da mata de altitude ou nebular em ótimo estado de conservação, o visitante chega ao Pico do Corcovado, na divisa dos Núcleos Santa Virgínia e Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Do seu cume, a 1.168 metros de altitude, é possível avistar boa parte das cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além de outros picos remotos da Serra da Mantiqueira, como o Pico das Agulhas.

O Pico do Corcovado possui dois acessos: 1) pelo litoral, no Núcleo Picinguaba; ou 1) pelo planalto, no Núcleo Santa Virgínia, sendo necessário o agendamento prévio com monitores ambientais, conforme abaixo:

Trilha com início no litoral (Núcleo Picinguaba), sendo possível o pernoite: obrigatório o agendamento prévio com a Associação Coaquira, responsável pela monitoria ambiental no atrativo pela entrada do Núcleo Picinguaba, por conta da assinatura de Termo de Autorização de Uso com a Fundação Florestal em outubro de 2018. O agendamento pode ser feito pelo e-mail ac.corcovado@gmail.com ou pelo telefone (12) 99754-7150. O endereço da Associação Coaquira é: Rua Cascata, 65, Bairro Ipiranguinha, Ubatuba/SP.

No período de chuvas (novembro a março de cada ano) não é permitido pernoitar no Pico do Corcovado.

Trilha com início no planalto (Núcleo Santa Virgínia): obrigatório o agendamento prévio com o Núcleo Santa Virgínia, pelos e-mails pesm.nucleosantavirginia@fflorestal.sp.gov.br e nucleosantavirginia@gmail.com ou pelos telefones (12) 3671-9159 e (12) 3671-9266. O endereço do Núcleo Santa Virgínia é: Rodovia Dr. Oswaldo Cruz (SP – 125), km 78 + 3 km, Bairro Alto da Serra, São Luiz do Paraitinga/SP.

Leve na mochila: água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica
Vista-se adequadamente: tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos, boné, roupa de banho

Como chegar Agenda Visita » Inclui também



Coisas que você pode ver nessa atividade Atrativos Respeite a condição de tempo para visitação destes lugares Biodiversidade Nem sempre ha a possibilidade de visualização pois tratam-se de animais selvagens