Notícias Alunos de Cunha se preparam para o 8º Grande Desafio UNICAMP 2017 25/06/2017
Por: PESM Comunicação Florestal

Núcleo Cunha do PESM será uma verdadeira sala de aula ao ar livre para lições sobre  turismo sustentável e acessibilidade

Nos dias 22 e 23 de junho, alunos de duas escolas estaduais do Vale do Paraíba visitam o Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar, com o objetivo de se preparar para o 8º Grande Desafio UNICAMP 2017, que envolve os temas sustentabilidade, turismo e acessibilidade. Serão dois dias de seminário, com a presença de geógrafos e biólogos, mestres e doutores para orientar os estudantes.

A ideia é utilizar princípios da metodologia cientifica e desenvolver com os jovens, habilidades para elaboração de projetos de pesquisas. Para entender um pouco da temática, os estudantes participarão de palestras e mesas redondas sobre o turismo sustentável e impacto para o desenvolvimento econômico regional;  Modelos de acessibilidade praticados em Unidades de Conservação; metodologia científica e parâmetros para construção de um projeto de pesquisa, além de atividades em grupo e trilhas monitoradas.

Sobre o PESM – Cunha
Com 13,3 mil hectares, o Núcleo abriga uma das porções de maior biodiversidade de todo o Parque Estadual Serra do Mar. Em seu território, são encontrados remanescentes de matas nebulares, espécies características de regiões com grandes altitudes. Fazem parte do núcleo os municípios de Cunha e Ubatuba. Diversos rios cortam o Núcleo: Rio Bonito, Ipiranguinha e Paraibuna. Este, juntamente com o Rio Paraitinga, dá origem ao Rio Paraíba do Sul, que fornece água e auxilia na geração de energia elétrica para a cidade de Paraibuna.
telefone: (12) 3111-2353
Email: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

Endereço: Rodovia Paulo Virgínio Km 56,2 – Estrada do Paraibuna (20 Km de estrada não pavimentada) Cunha – SP